Inicio -01/01/2013 IMC: 54,65 hoje: 51,72

LilySlim - Personal pictureLilySlim Weight loss tickers

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Dieta e exercícios para emagrecer


Reeducação alimentar e exercícios físicos formam a melhor receita para perder peso.

  Para perder peso e manter uma boa saúde, nada de encarar dietas restritivas milagrosas! Apesar de promover sim, um rápido emagrecimento, essa tática adotada por muita gente é restringir a ingestão de certos alimentos, o que pode não só causar danos à saúde pela carência de nutrientes, mas também não garante que o peso adquirido durante sua adoção seja mantido.


Alimentação balanceada e exercícios físicos são a combinação perfeita para perder peso.. Foto:DivulgaçãoAlimentação balanceada e exercícios físicos são a combinação perfeita para perder peso..
A melhor opção para quem busca bons resultados no emagrecimento é manter uma dieta equilibrada adquirida por meio da reeducação alimentar, aliada a exercícios físicos. Além de ajudar a pessoa a chegar no seu “peso ideal” essa combinação impede a recuperação do peso perdido, garantindo melhores resultados a longo prazo. Atividades físicas e uma alimentação adequada devem se tornar hábitos no dia-a-dia de qualquer pessoa.

Para quem nunca teve o costume de se exercitar, a melhor opção talvez seja praticar caminhadas. O importante é que o começo da prática se dê de forma lenta e evolua gradativamente. Pelo menos 30 minutos de atividades diárias, feitas na maioria dos dias da semana (o ideal é que sejam de quatro a seis dias), já gastam mais energia do que a quantidade consumida pelo corpo, o que resulta na perda de peso.

Atividades físicas como caminhadas, corridas e danças são ótimas para quem quer emagrecer. Foto:DivulgaçãoAtividades físicas como caminhadas, corridas e danças são ótimas para quem quer emagrecer.


Atente apenas para não forçar demais na duração e intensidade desses exercícios, o importante é a continuidade. Correr, dançar, andar, nadar... As opções são diversas e todas valem para perder alguns quilinhos. Escolha uma delas, e mesmo estranhando nos primeiros dias, não desista, pois com o tempo você irá se acostumar e poderá aumentar a carga horária destinada para essas atividades que ajudam a perder peso e podem se tornar deliciosos hobbies que garantem lazer e bem estar para o seu cotidiano.

Redobre a atenção, antes, durante e após a prática das atividades físicas, quanto à sua hidratação. Procure ingerir de 150 a 350 ml de água a cada quinze minutos de exercícios. A boa hidratação e reposição dos nutrientes perdidos ajudam na recuperação mais rápida dos músculos, o que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gorduras durante o repouso.

Atentar para a hidratação antes, durante e após a prática esportiva é fundamental.. Foto:DivulgaçãoAtentar para a hidratação antes, durante e após a prática esportiva é fundamental..

É recomendável, também, que cerca de duas horas antes de iniciar a atividade o praticante se alimente, dando preferência para o carboidrato. Nunca se exercite em jejum, nem se estiver a mais de quatro horas sem comer.

Quanto à alimentação adequada e equilibrada que sugerimos combinar com os exercícios físicos; procure uma dieta que se adapte bem ao seu corpo e, se necessário, busque auxílio de um nutricionista.

Uma das melhores maneiras de emagrecer, sem cortar refeições, é variar na alimentação. Além de obter todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, você não precisará eliminar de uma vez, alimentos que lhe agradam do cardápio diário.

Alimentação variada com variedade de nutrientes é fundamental para emagrecer com saúde.. Foto:DivulgaçãoAlimentação variada com variedade de nutrientes é fundamental para emagrecer com saúde..


Procure escolher seus alimentos e cozinhar sua comida com prazer e sem pressa; evite ir ao mercado com fome e assim evitará comprar produtos industrializados que permitem uma alimentação mais rápida e fácil de ser feita. Durante as refeições, gaste o tempo necessário para que você possa saboreá-las calmamente, em vez de apenas devorá-las. Com isso você apreciará cada pedaço, engolirá devagar e mastigará lentamente; atos que contribuem para uma digestão mais eficaz e para adquirir a sensação de saciedade mais rapidamente, o que favorece sua alimentação de forma que você deixará de comer além da quantidade ideal para seu corpo.

Estabeleça metas. Quantos quilos por mês você objetiva perder? Evite ingerir bebidas alcoólicas e consumir calorias vazias (encontradas em doces). Reduza o consumo de gordura animal ao mínimo, retirando peles e gorduras aparentes das carnes e diminuindo o consumo de manteiga. Procure substituir creme de leite e maionese por iogurtes desnatados, em molhos, doces ou salgados.

Aumente o consumo de fibras nas suas refeições e prefira alimentos integrais como lentilha, feijão, arroz, pão, vegetais, folhas e frutas com cascas comestíveis. Reponha as vitaminas e minerais perdidos durante as atividades através da ingestão de frutas, verduras e legumes. Procure compor uma alimentação sempre balanceada que apresente fontes de proteína e de carboidratos, os quais devem fazer parte de 60% das refeições diárias.

Para perder peso aumente o consumo de fibras e reponha vitaminas e minerais gastos em exercícios.. Foto:DivulgaçãoPara perder peso aumente o consumo de fibras e reponha vitaminas e minerais gastos em exercícios..
Procure inserir em seus pratos alimentos que sejam fonte de Omega 3 e Omega 6, como os óleos de sementes de nozes e linhaça, óleos de peixe, azeite, óleos de amêndoas e abóboras. Estabeleça pequenos intervalos de tempo entre uma refeição e outra. Em lanches você pode aproveitar para ingerir barras de cereais com nozes, amêndoas e mel, evitando acumular a fome e saciá-la em apenas uma refeição.

Insira em suas refeições alimentos ricos em Omega 3 e Omega 6.. Foto:DivulgaçãoInsira em suas refeições alimentos ricos em Omega 3 e Omega 6..


Para ajudar a eliminar líquidos durante o processo de perda de peso, procure comer alimentos diuréticos como abacaxi, melancia, maracujá, salsão, erva doce, berinjela, limão e hortelã.

Adote um cardápio saudável sempre, pois assim você poderá se permitir extravasar uma vez ou outra com doces, por exemplo. Manter o corpo em ordem deve se tornar uma rotina, os cuidados com a alimentação e as atividades físicas não devem ser esquecidas quando os quilinhos indesejados já foram perdidos. E para aqueles que até podem encarar um novo cardápio, mas não têm tempo ou não se convenceram o suficiente para se tornarem praticantes fiéis de exercícios físicos ficam mais algumas dicas do que não substitui, mas pode ser o começo de uma mudança:

Leve seu cão para passear; se tiver filhos ou irmãos, brinque com as crianças; não tenha preguiça de ir a pé até a padaria ou a banquinha de jornal; levante-se mais no trabalho, não se mexa somente com as rodinhas das cadeiras; caso use transportes públicos, desça uma parada antes do seu destino e caminhe esse pequeno percurso pelo menos; ou ainda aposente os elevadores, suba escadas uma vez por dia, quando sair do trabalho ou chegar em casa; e com isso, quase sem perceber, você estará aos poucos adotando hábitos que podem ajudar na saúde física, bem como no controle do seu peso.

2 comentários:

  1. Oi Daniela, entrei no seu blog te achei super confiante e você faz um post em junho apenas, hoje já estamos em agosto gostaria de saber como está o Diário da Dani a saga para perder peso. Gostei muito da sua atitude...até mais Gabriela

    ResponderExcluir
  2. ola adorei seu blog amei se puder me fazer tbm uma visitinha vou amar bjs

    http://charmedegordinha.blogspot.com.br/

    http://www.facebook.com/pages/Diario-de-uma-gorda/360960503934583

    ResponderExcluir